Saúde - Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

IMPORTANTE: Comunicado Zoonose

IMPORTANTE: Comunicado Zoonose

É com grande responsabilidade que o Centro de Controle de Zoonoses vem a público esclarecer alguns pontos essenciais sobre os serviços oferecidos em nosso município. Devido à disseminação de informações equivocadas, é crucial dissipar qualquer confusão e garantir que todos entendam claramente o papel e os limites de nossa Zoonose.

Primeiramente, é fundamental diferenciar o Centro de Controle de Zoonoses das clínicas veterinárias e das Organizações Não Governamentais (ONGs) recolhedoras de animais. Enquanto as clínicas veterinárias e as ONGs desempenham papéis valiosos no cuidado e no tratamento de animais, o CCZ concentra-se especificamente na prevenção e controle de doenças transmitidas de animais para humanos, as chamadas zoonoses.

É importante ressaltar que, em nosso CCZ, não oferecemos e não temos obrigação de oferecer os seguintes serviços:

Exames para diagnóstico de doenças não zoonóticas (ou seja, aquelas que não são transmissíveis para humanos);

Medicamentos;

Recolhimento de animais;

Suporte para doenças não zoonóticas;

Suporte para emergências não zoonóticas;

Tratamentos.

Esses serviços estão dentro da competência das clínicas veterinárias. Embora realizemos algumas consultas de baixa complexidade e possamos fornecer determinados medicamentos, é importante compreender que nossa capacidade é limitada e direcionada especificamente para questões relacionadas à saúde pública.

Portanto, pedimos gentilmente que a comunidade compreenda e respeite as atribuições da Zoonose Municipal, buscando os serviços adequados conforme a necessidade de seus animais de estimação. Juntos, podemos garantir o bem-estar de nossos animais e o controle eficaz das zoonoses em nosso município.

Contamos com a colaboração e compreensão de todos para promover um ambiente saudável e harmonioso para os humanos e os animais que compartilham nosso lar em Flora Rica!