Educação - Quinta-feira, 16 de Março de 2023

Conheça +: Cozinheiras Jandira e Ivone

Responsáveis por preparar as refeições dos bebês e crianças da escola infantil, esta dupla garante não só o prato principal do dia, mas também todo carinho e afeto em forma de merenda.

Conheça +: Cozinheiras Jandira e Ivone

Hoje, o Projeto “Conheça +” será em dose dupla, vamos conhecer mais sobre o trabalho e dedicação das cozinheiras da Escola Infantil (Olga A L Emboava); Jandira Pereira de Souza Silva e Ivone Ruiz dos Santos.

A começar pela Jandira, que já atua há seis anos e meio como cozinheira da escola. Segundo Jandira, a apreciação por cozinhar fez com que ela escolhesse esta profissão “Sempre gostei de cozinhar, então quando surgiu esta oportunidade profissional, me senti capaz e realizada”, destacou.

Para Jandira, ouvir elogio sobre a comida preparada na escola é sua maior realização. “É gratificante quando uma criança vem até a gente e fala, tia a comida está nota mil”, disse a cozinheira.

Já a cozinheira Ivone faz parte da equipe escolar há um ano. Também tem a cozinha como uma preferência desde a infância, por isso, encontra tanto prazer no trabalho. “A satisfação em ver as crianças se alimentando bem, comendo toda a refeição e pedindo para repetir, sem dúvidas, é a confirmação que fiz a melhor escolha”, disse Ivone.

Dentre os objetivos futuros de ambas cozinheiras, esta findar a carreira com o mesmo vigor que começaram.

Contando um pouco mais do dia a dia na cozinha da escola infantil, as cozinheiras destacaram a diversidade do cardápio, elaborado pela nutricionista Kássia (que em breve também estará aqui no projeto).

Todas as refeições são preparadas no dia com alimentos frescos e adaptadas conforme a idade e necessidade do aluno. Também existem opções especiais para crianças com intolerâncias, alergias e demais restrições diagnosticadas por médicos.

A alimentação das crianças de 0 a 3 anos segue a política de zero açúcar, inclusive, nenhum preparo geral passa por fritura. O leite e outros preparos são adoçados com uva passa e outras frutas.

Outra ação importante realizada na cozinha é o armazenamento individual de amostras de cada alimento preparado no dia, até da água consumida, a fim de que caso seja solicitado, exames comprovem a qualidade e segurança da refeição.

Este foi o “Conheça +” da semana, mostrando que a profissão cozinheira, vai muito além do ato de cozinhar. Jandira e Ivone levam afeto, saúde e muita qualidade até o prato de cada criança matriculada na Escola Infantil. Parabéns!