Administração - Sábado, 29 de Julho de 2023

Projeto “Filhos de Flora Rica”

Nesta segunda edição, o projeto “Filhos de Flora Rica” traz mais duas grandes referências de profissionais, que passaram pela Escola Municipal e hoje se destacam em seus postos; Suzana Cordeiro e Paulo Fernando Jurado da Silva.

Projeto “Filhos de Flora Rica”

Com apenas 26 anos, Suzana Cordeiro é uma grande referência do nosso projeto, não só por representar Flora Rica em um importante regimento do Estado de São Paulo, como também por sua atuação ajudar a romper barreiras de gênero, promovendo a igualdade neste campo profissional das forças de segurança.

Suzana é policial militar e integra o Batalhão da Cavalaria em São Paulo.

A florarriquense que estudou todo ensino básico em Flora Rica, passou no Concurso da Polícia em 2018, assumindo o posto em 2019. Antes de atuar na Cavalaria, Suzana foi Policial Rodoviária por dois anos na região de Campinas-SP.

Ter mulheres representando a Polícia Militar é fundamental para promover a equidade de gênero, melhorar a relação entre a polícia e a comunidade, e proporcionar um ambiente de trabalho mais inclusivo e diversificado. Essa representatividade é um passo importante para fortalecer a segurança pública e construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Já o mestre e doutor Paulo Fernando Jurado da Silva possui um histórico curricular e profissional de deixar qualquer florarriquense com orgulho, afinal, após passar pela Escola de Flora Rica seguiu com amor e dedicação nos estudos, garantindo a graduação em Geografia e licenciatura pela UNESP, mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da mesma instituição, inclusive, passou por estadia de Investigação Científica na Pontifícia Universidad Católica de Chile, na Universidad de Buenos Aires, doutorado-sanduíche pela Universidad de La Habana e também, Pós-Doutorado pela USP.

Dentre os méritos na trajetória profissional, o doutor destaca a fundação do periódico Geofronter na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e a autoria de 13 livros, diversos artigos e trabalhos científicos publicados no Brasil e no exterior. “Parte da minha trajetória foi dedicada ao estudo das cidades pequenas. Fato esse, influenciado pela minha passagem por Flora Rica e região de Presidente Prudente, onde coordenei um dos maiores simpósios da área no país, o Simpósio Nacional sobre Pequenas Cidades”, destacou.

Atualmente, o Dr. Paulo Fernando é professor associado, nível V, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul nos cursos de Geografia em Campo Grande e credenciado como Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos da UEMS, em Ponta Porã.

Sobre o projeto: O objetivo deste projeto é incentivar os jovens florarriquenses, alunos das escolas Prof. Armando Lopes Moreno e Pref. Guilherme Buzinaro, a acreditarem na referência da Educação Municipal como porta para um futuro promissor.

O projeto também é uma forma de homenagear, quem segue levando o nome de Flora Rica com grande triunfo.