Saúde - Quarta-feira, 08 de Novembro de 2023

Coleta de PSA (Exame de sangue da Próstata) é iniciado em alusão à Campanha Novembro Azul

Neste mês, mais uma campanha de prevenção contra o câncer é iniciada no município, dessa vez, o "Novembro Azul".

A campanha "Novembro Azul" em prol da Saúde do homem, visa a prevenção e combate ao câncer de próstata, através da detecção precoce pelo exame de PSA (antígeno prostático específico).

O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata.

A coleta será realizada toda quinta-feira na UBS e é indicada para homens de 40 a 70 anos.

Algumas instruções devem ser seguidas para realização do exame, entre elas:

-Após toque retal, aguardar 2 dias;

-Ejaculação (relação sexual), aguardar 2 dias

-Ultrassom transretal aguardar 24h;

-Após biopsia de próstata, aguardar 4 semanas;

-Após massagem na próstata aguardar 4 semanas;

-Após atividade física em bicicleta ou equitação; aguardar 24h.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano.