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o seminário foi palco de mesas temáticas que abordaram desde a atualização das normativas e instrumentos de autoavaliação das instituições de Educação
Município participa de seminário sobre qualidade e equidade na Educação Infantil
O prefeito Fábio, a Secretária Municipal de Educação, Kátia Ferreira, e a diretora da Escola Municipal Ana Luiza Fernandes de Oliveira participaram, nos dias 3 e 4 de julho, do Seminário Regional Sudeste II sobre os Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil.
O evento, realizado no auditório da Universidade Nove de Julho (UniNove – Campus Barra Funda), em São Paulo (SP), reuniu gestores, educadores e representantes do Ministério da Educação (MEC) para discutir os desafios e avanços na promoção de uma educação infantil mais justa e de qualidade em todo o país.
Com uma programação intensa ao longo dos dois dias, o seminário foi palco de mesas temáticas que abordaram desde a atualização das normativas e instrumentos de autoavaliação das instituições de Educação Infantil até a formação continuada dos profissionais da área e as estratégias de governança colaborativa entre os entes federativos.
Durante o encontro, Kátia Ferreira destacou a importância da construção coletiva de políticas públicas voltadas à primeira infância. “Participar desse seminário é fundamental para alinharmos nossos projetos educacionais às diretrizes nacionais e garantirmos que nossas crianças tenham acesso a uma educação infantil com mais qualidade, equidade e respeito às diversidades locais”, afirmou a secretária.
Já a diretora Ana Luiza ressaltou o impacto direto que discussões como essas têm no cotidiano das escolas. “Foi uma oportunidade valiosa para refletirmos sobre práticas pedagógicas, escutarmos experiências de outras regiões e pensarmos em formas de fortalecer ainda mais o trabalho que já realizamos com tanta dedicação na nossa rede municipal”, comentou.
Entre os temas discutidos nas mesas de debate estiveram a Governança federativa colaborativa na gestão da Educação Infantil; Atualização das normativas educacionais; Política de formação continuada; Iniciativas estratégicas do MEC; Parâmetros de qualidade e equidade no cotidiano escolar; e a atualização do instrumento de autoavaliação das instituições de Educação Infantil.