Saúde - Sexta-feira, 11 de Agosto de 2023

Conheça +: Agentes de Saúde Ana Márcia e Zilda

O “Conheça +” de hoje traz duas grandes referências do atendimento da Saúde da Família do município, as agentes comunitárias, Ana Márcia da Silva e Zilda Santina Dorigon Alves.

Conheça +: Agentes de Saúde Ana Márcia e Zilda

Visitas domiciliares, orientações básicas de saúde e fiscalizações nos quintais fazem parte da rotina dessas profissionais, porém, além disso, o acolhimento e empatia para atender as famílias, são o grande marco na atuação dessas agentes.

A começar pela Ana Márcia, que já está à frente do serviço na Saúde há 20 anos. Antes de ser agente, Ana Márcia iniciou as atividades na Saúde no Setor da Limpeza, após um ano, se tornou agente de saúde, sendo efetivada em Concurso Público. “Neste setor consegui superar a timidez, me tornei uma pessoa mais comunicativa e hoje sou grata por toda a experiência e conhecimento que garanti sendo agente de Saúde”, destacou Ana.

Para a agente comunitária da Saúde, o acolhimento dado as famílias, sem dúvida, é sua grande realização profissional. “As pessoas não precisam só de remédio, as vezes elas precisam ser ouvidas. Ouvir e dar uma palavra para alguém pode mudar o dia dela e o meu também. Uma coisa simples e que faz toda a diferença”, destacou Ana Márcia.

Já Zilda atua há 15 anos como agente de saúde e também destaca o contato mais próximo às famílias como um proveito da função, visto que desta forma, consegue orientar de forma mais compreensiva e ajudar. “Estamos aqui para ajudar, por isso é importante que a comunidade também entenda mais sobre nossa função”, explicou a agente.

Zilda ressalta a satisfação profissional ao poder ajudar um membro da comunidade, inclusive, o tratamento familiarizado que recebem. “Sentimos o reconhecimento pelo nosso trabalho quando somos bem recebidas e respeitadas durante as visitas. Isso é gratificante”, disse.

Este foi o “Conheça +” das agentes de Saúde Ana Márcia e Zilda. Parabéns por toda a dedicação, empatia e comprometimento durante as visitas e orientações, sem dúvidas, tudo isso tem feito uma diferença inestimável nas vidas de vários florarriquenses!